BEM VINDO AO BLOG DE ODONTOLOGIA VETERINÁRIA DO DR. RODRIGO!!!

Doença Periodontal: Características e Tratamento

O que é a Doença Periodontal?

Figura 2.
Figura 1.
            


                   







 
   Primeiramente, vamos esclarecer o que é periodonto. O periodonto caracteriza-se por todas as estruturas que se encontram ao redor do dente: gengiva, ligamento periodontal (que dá sustentação ao dente), osso alveolar (local onde o dente se situa na mandíbula e maxila) e cemento (camada mais externa da raiz dentária), veja figuras 1 e 2. Sua principal função é dar sustentação aos dentes. Portanto, falamos em doença periodontal quando esses elementos estão doentes. Continue lendo e descubra como surge esta doença, tratamento e prevenção.


 Como surge a Doença Periodontal?

Figura 3.
            A doença inicia-se com a formação da placa bacteriana, um biofilme formado basicamente por resíduos alimentares e bactérias que produzem substâncias que irritam a gengiva, causando a gengivite. No decorrer deste processo, vai havendo a mineralização da placa bacteriana por minerais existentes na própria saliva, formando o cálculo dental, conhecido como tártaro. Com o tempo, a doença acentua-se e resulta na destruição gradativa dos tecidos e estruturas que dão sustentação aos dentes, causando retração gengival, rompimento do ligamento periodontal, destruição do osso alveolar e cemento, como ilustrado nas figuras 3 e 4.
Figura 4.



               Temos, então, o ganho de mobilidade desses dentes, posterior perda dos mesmos, dor durante a alimentação, ingestão diminuída de alimento, emagrecimento, debilitação, hemorragias, salivação excessiva, halitose (mau cheiro na boca); sem falar ainda que esta infecção na boca pode descer – e quase sempre desce – para o restante do organismo, causando infecções no coração, fígado e rins.



Como evitar a Doença Periodontal?

            A forma mais simples de se evitar a DP é fazendo a escovação diária dos dentes dos animais com produtos específicos e adequados. Com a escovação temos a retirada do alimento e da placa bacteriana que dão início ao processo, podendo até reverter pequenas gengivites. Podemos ainda lançar mão de outros dentifrícios (Veja postagem neste mesmo blog a respeito), que não são tão eficientes quanto a escovação, mas são também de grande valia. Nos casos em que houve a formação do cálculo dental (tártaro), a escovação não é mais suficiente e neste caso é necessário fazer o tratamento periodontal.

Paciente com Doença Periodontal ou Periodontite acentuada

Tratamento Periodontal, o que é isso?

            O tratamento periodontal consiste na retirada de todo o cálculo através de cureta ultrassônica, remoção da placa bacteriana através de jato de bicarbonato (que também tem efeito antisséptico e branqueador) e polimento dos dentes com micromotor e pasta de pedra-pomes. Este polimento é um dos passos mais importante, pois, não sendo realizado, a superfície dental permanece irregular, permitindo novo acúmulo de placa bacteriana, mais rápida e acentuadamente .
Também faz parte do TP o completo exame clínico da cavidade oral do paciente, radiografias intraorais e outros tratamentos como exodontias (extrações dentárias), cirurgias periodontais (correção de comunicações oronasais, retrações gengivais e retirada de neoplasias). Veja postagem neste blog: Limpeza de tártaro X Tratamento Periodontal.


Devo submeter meu bichinho a um Tratamento Periodontal?

Como já dito antes, animais com Doença Periodontal têm muita dor, alimentam-se menos, ficam fracos e susceptíveis a contraírem outras doenças, sem contar as que podem ser provocadas pela própria infecção oral (hepatites, nefrites e endocardites). Em alguns casos, a destruição óssea é tão grande que animais têm fraturas patológicas de mandíbula devido a seu estado poroso e delgado provocado pela degeneração óssea relativo ao processo inflamatório crônico. Animais com a boca saudável podem viver muitos anos e – mais importante – com mais qualidade de vida.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou do post