BEM VINDO AO BLOG DE ODONTOLOGIA VETERINÁRIA DO DR. RODRIGO!!!

Limpeza de Tártaro X Tratamento Periodontal

Cão com tártaro e placa bacteriana

Na verdade a chamada limpeza de tártato não existe, esta é uma expressão completamente errônea, quem são limpos são os dentes e não o tártaro, este é retirado e eliminado. Normalmente os mesmos profissionais que utilizam esta expressão também não fazem um tratamento completo e correto, na maioria das vezes, não tem o conhecimento e aparelhagem para o fazer, retirando apenas o tártaro da boca e apenas isso.

Tártaro retirado com cureta ultrassônica
Um tratamento bem executado, com equipamentos adequados e profissionais habilitados é chamado por mim de Tratamento Periodontal (TP), pois na maioria das vezes o periodonto esta afetado e este será o tratado (veja neste blog a postagem sobre Doença Periodontal). Este tratamento consiste de inúmeros procedimentos, dentre eles: remoção do tártaro (cálculo dental) com cureta ultrassônica (que potencializa e otimiza sua retirada); retirada da placa bacteriana, através de sua demarcação com corante e remoção da mesma com jato de bicarbonato (que tem efeito antisséptico e branqueador dos dentes) e polimento dos dentes com caneta de baixa rotação e pasta de pedra pomes, pois após a retirada do tártaro a superfície dental fica irregular e áspera o que facilita a aderência de alimentos e bactérias formando, novamente, a placa bacteriana.

Placa bacteriana corada sendo retirada 
        O que ocorre, infelizmente, na maioria das limpezas dentárias é isso, apenas o tártaro é retirado, não sendo aplicado o jato de bicarbonato ou os dentes  serem polidos. O grande problema é o aumento de atividade das bactérias na retirada do tártaro (o que é reduzido com o efeito antisséptico do bicarbonato) e a facilidade de aderência na superfície dental irregular pelas bactérias e alimento (o que também não ocorre com os dentes sendo polidos), sendo assim, na limpeza de tártaro, pouco tempo após a mesma ser realizada teremos o retorno, e algumas vezes piorada, da doença periodontal.
Polimento dentário com pasta de pedra pomes e taça de borracha

             Ainda dentro do Tratamento Periodontal o dentista veterinário deve realizar radiografias de dentes alterados, extrações necessárias, pequenas cirurgias para correção de fístulas e retrações gengivais, etc. Por último um tratamento odontológico correto depende de uma avaliação prévia do paciente e da boca, prescrição de medicamentos, caso necessário, e execução de um plano de ação cirúrgico.

Aspecto final. Lado direito 
Aspecto final ambos os lados
Portanto Srs. Proprietários é muito fácil identificar as diferenças entre uma limpeza de tártaro e um Tratamento Periodontal, as vantagens e desvantagens para seu animal de estimação, chegando em alguns casos a trazer-lhes até prejuízo. Pergunte ao seu veterinário quais os equipamentos que possue para fazer a limpeza e de que maneira a faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou do post