Sim infelizmente é preciso anestesia geral. Para realizar um tratamento odontológico correto é preciso anestesiar, pois imaginem um tratamento onde se gasta em média uma hora e meia pedir para que o animal fique imóvel, por mais dócil que seja, ele não ficaria, principalmente devido a estímulos dolorosos que podem ocorrer durante o procedimento. Com relação ao risco, também infelizmente ele existe, assim como qualquer cirurgia que seja feita em humanos, se envolver anestesia geral ele existirá, por mais simples que seja o procedimento.
Então o que devemos fazer?
O que fazemos é minimizar o risco anestésico o máximo possível através da realização de consultas pré-cirúgicas, com exame clínico minucioso, conhecendo a vida clínica do paciente e requisitando, conforme a necessidade de cada um, exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos. Dessa maneira conhecemos o paciente a fundo e todas as suas necessidades, sabendo se este pode passar por um procedimento anestésico e, caso possa, se este terá necessidades específicas. Além disso, contratamos um veterinário para fazer especificamente a anestesia, preocupar-se só com isso e nada mais, utilizamos a anestesia inalatória, a mais segura hoje em dia na medicina veterinária, com a melhor aparelhagem possível, falando tanto do aparelho de anestesia como do aparelho de monitoramento vital, ainda toda a medicação necessária para a anestesia, assim como suporte a dor e a possíveis procedimentos emergenciais emergências.
Aparelho de Anestesia Inalatória utilizado em nossos procedimentos. |
Portanto como podemos ver que os riscos são minimizados com estes procedimentos e condutas ao mínimo possível, infelizmente não conseguimos aboli-los, o que ocorre da mesma forma na medicina humana. Devemos ainda lembrar, como já dito em outros artigos, a necessidade de se realizar o tratamento odontológico, este irá garantir uma boca saudável, permitindo que o animal coma bem e fique mais forte, melhor nutrido e resistente a doenças, não se esquecendo da eliminação da fonte de infecções, que se torna a boca para todo o organismo. Com isso teremos um prolongamento da vida do paciente, e mais importante, com qualidade, ou seja, o tratamento odontológico não é um procedimento eletivo e sim uma necessidade de nossos amigos para viverem bem e por bastante tempo.
Gostei muito deste artigo, muito esclarecedor.
ResponderExcluirAdorei o blog, muito conteudista! Inclusive as fotos com os tratamentos odontológicos, mostrando o antes e o depois.
ResponderExcluir