BEM VINDO AO BLOG DE ODONTOLOGIA VETERINÁRIA DO DR. RODRIGO!!!

Dentes de leite: Problema a vista?

Fig. 1. Paciente com permanência de dentes descíduos
   A permanência dos dentes de leite, ou descíduos, pode se tornar um grande problema para os cães. Esta condição ocorre geralmente em animais braquicefálicos, que tem o focinho curto em relação ao crânio, e de raças pequenas, principalmente miniaturas. Tal condição leva a uma ausência de espaço para a erupção "nascimento" dos dentes permanentes, gerando um contato forte entre os mesmos, dificultando a queda dos temporários, como mostrado na Fig. 1. Na mesma observamos a permanência de todos os caninos, quatro incisivos superiores, dois pré-molares superiores e dois inferiores (todos descíduos) em um poodle toy.

QUAL É O PROBLEMA?
   Com a permanência desses elementos temos um acúmulo maior de alimento, que somado ao processo inflamatório pelo trauma da falta de espaço, leva a uma periodontite precoce e consequentemente perda, também precoce, dos dentes permanentes, ao redor de 4 anos.
   Temos ainda, a alteração da posição normal dos elementos permanentes pela pressão exercida pelos de leite. Podemos notar claramente na Fig. 1, um deslocamento dos caninos inferiores em direção a língua, que se não tratados, podem ferir no futuro o palato (céu da boca), ou seja,  causando também problemas de oclusão e mastigação.

TRATAMENTO
 
 Fig. 2. Dentes descíduos pós exodontia 
   O tratamento basicamente consiste na exodontia "extração" dos dentes de leite. A orientação é de que o proprietário observe o animal e veja se a queda ocorre normalmente e, caso não ocorra em um período máximo de 7 meses de idade, procurar um dentista veterinário. 
   Por nossa experiência e também pela literatura, observamos que se os mesmo não cederem antes desse período, não cairão mais e já começarão a causar as injúrias citadas.
   A extração desses dentes é um processo bastante delicado, pois se tratam de dentes bem inseridos, com raízes profundas, mas que ao mesmo tempo são  muito frágeis, como visto na Fig. 2. Portanto, procure sempre odontologistas para fazerem o procedimento, que disponham de aparelhagem de radiologia para investigar pré e pós extração, instrumental adequado e principalmente formação e experiência para realizar a cirurgia , que a princípio pode parecer fácil. A permanência de raízes ou fragmentos de dentes de leite podem gerar grandes infortunos futuros, como abscessos, entre outros.
      






Fig. 3. Paciente pós exodontia de elementos de leite
   Observamos na Fig. 3 a cavidade oral do paciente após as extrações dos elementos descíduos. Nota-se facilmente as intensas áreas de inflamação nas regiões onde estavam os dentes de leite, além da alteração de posição dos caninos inferiores, como já relatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou do post