BEM VINDO AO BLOG DE ODONTOLOGIA VETERINÁRIA DO DR. RODRIGO!!!

Dentes Escurecidos em Cães e Gatos


Fig. 1. Escurecimento de Incisivo intermédio superior direito, causado por trauma.
   Assim como nos humanos o escurecimento dental também acomete cães e gatos. Várias são as causas nos animais, sendo as mais comuns: placa bacteriana, cálculo dental, desgaste do esmalte, traumas dentários, tratamentos de canal e hipoplasias de esmalte.



Fig. 2. "Escurecimento" nos dentes distais (fundo) superiores por placa e tártaro.

  •  Placa bacteriana e cálculo: na verdade não é um escurecimento propriamente dito, mas os tutores acabam interpretando dessa forma, trata-se da presença do tártaro e da placa bacteriana (Fig. 2), o que é facilmente resolvido através do tratamento periodontal.
  • Desgate do esmalte: com a idade o esmalte dos pets (que é translúcido) se desgasta pelo atrito, expondo a dentina, que envelhecida também fica mais amarelada.
  • Traumas dentários: esses podem gerar uma hemorragia na polpa dentária, ou apenas um processo inflamatório, que irão conferir uma coloração roseada aos dentes. A continuidade deste processo pode levar a necrose pulpar, resultando em uma coloração mais escura, como observado na Fig. 1.
  • Tratamentos de canal: os tratamentos endodônticos, ao longo do tempo, podem causar o escurecimento dental, geralmente por fatores iatrogênicos, tipo de materiais utilizados na confecção ou polpas remanescentes, que culminam com quadros infecciosos e inflamatórios.

Fig. 3. Canino com hipoplasia de esmalte acentuada.



  • Hipoplasias de esmalte: tal afecção, vista na Fig. 3, acontece no período de erupção ou "nascimento" do dente. Quando o paciente, nesta fase, recebe antibióticos a base de tetraciclinas ou tem crises febris fortes,  acarreta-se uma deficiência na formação e deposição do esmalte dentário, proporcionando alterações anatômicas e de coloração dental.
  • Demais causas: outras causas como alimentos cítricos, alimentos com corantes potentes e cáries, são muito incomuns nos cães e gatos, acometendo geralmente, apenas nós humanos.

    Chamamos a atenção dos senhores Tutores para essas alterações, pois em alguns casos, como na presença de Placa e tártaro, (Fig. 2), são sinais estes de uma doença pré-existente: A PERIODONTITE. Esta acarreta inúmeros males, já descritos em outras postagens, sendo os principais: fonte de dor, infecção permanente, que pode espalhar-se para todo o organismo e para pessoas próximas e, por último, perda óssea, com fraturas mandibulares em casos mais graves, infelizmente não raras em nossa rotina.


   Ressaltamos ainda as alterações de coloração localizadas em apenas um ou alguns dentes, como na figura 1. Normalmente estão associadas a Traumas dentários e, consequentemente, processos inflamatórios, infecciosos e de necrose, nesta mesma ordem. Pacientes com esses processos tendem a ter dor forte e infecção acentuada, susceptível a atingir corrente circulatória, além de grandes perdas ósseas, devido ao processo inflamatório crônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou do post